Saindo do quadrado na alimentação II

00-pancs

Olá pessoal, esta semana quero compartilhar com vocês um notícia linda que recebi através da Juliana Brancaglioni, minha amiga e parceira aqui no Ser Integral. Trata-se do episódio 22 da Terceira Temporada do MasterChef Brasil. Ao final do post eu vou deixar o link para que possam conferir.

Uau, mas o que é o MasterChef Brasil tem a ver com o Ser Integral e seus conteúdos?! Calma… rsrsr… Já vou explicar!! É que o programa desafiou os tres participantes da prova naquele momento para usar como ingredientes do prato a ser apresentado, as Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANC’s. Isso mesmo! Para quem me acompanha aqui no blog Ser Integral já leu meu post “Saindo do quadrado na alimentação”. Para os que ainda não leram, corre lá e acessa. Vale a pena! É só clicar AQUI 

Quem me acompanha aqui no blog ou na fanpage Ser Integral também sabe que eu sou uma Naturóloga, Especialista em Plantas Medicinais apaixonada pelo seu uso – sempre que possível – também na alimentação. Acredito que Ser Integral traz o desafio de abranger todos os aspectos dos nossos corpos físico, mental, emocional e espiritual. Ser Integral é reconhecer-se parte da Natureza e buscar a maior proximidade possível com ela.

Conhecer e utilizar as PANC’s é uma forma linda de resgatar saberes e sobretudo benefícios fantásticos no tocante às suas qualidades nutricionais. É uma forma de incluir novos sabores na nossa alimentação e assim fugir um pouco da “ditadura” da cenoura, beterraba, alface, abobrinha e batata inglesa. Nada contra estes maravilhosos legumes. Pelo contrário. A proposta aqui é incluir, alimentos de alto valor nutritivo, fáceis de encontrar por aí, por isso muito baratos, que podemos cultivar, no quintal, em vasos numa janela ou na sacada do seu apartamento.

A esta altura se você ainda não viu o programa MasterChef Brasil, pode estar se perguntando quais os ingredientes que os Chefs sugeriram aos participantes. A oferta dos ingredientes foi generosa e os Chefs (especialmente a Chef Paola), bem como a direção do programa pela inovação, estão de parabéns. Mas, apesar de eu reverenciar todas PANC’s apresentadas, eu vou destacar aqui apenas tres delas: a Caapeba ou Pariparoba, o Hibisco e Ora-pro-Nóbis. Respectivamente a Piper Umbelata, Hibiscus Sabdariffa e Pereskia aculeata.

A razão da minha escolha é porque eu amo estas plantas. Dediquei dois artigos especiais a Pariparoba e ao Hibisco e incluí a Ora-pro-nobis no “Saindo do Quadrado na Alimentação”.

Para não ficar repetindo informações, se você tiver interesse em saber mais sobre elas,  ou rever o tema, busque aqui mesmo no blog. Se tiver dificuldade mande um email para rmarrie@gmail.com, enviamos o link para você.

A dica de hoje então vai para este tema que  eu adoro e que gostaria muitíssimo de saber se você também gosta e principalmente se está com disposição para explorar o assunto.

O programa na TV pode nos inspirar a buscar incluir estas dádivas da natureza em nossa alimentação para que o “nosso alimento seja o nosso remédio”. Porque todas estas plantas tem um valor curativo agregado que por si só justificaria seu uso. A Pariparoba por exemplo pode substituir a couve com muito sucesso em deliciosos refogados e entregar de bônus um tratamento para seu fígado, baço e pâncreas. O Ora-pro-nóbis velho conhecido da cozinha mineira tem alto teor de proteína, sendo considerado “carne de pobre”. E o Hibisco, além de fornecer um chá muito saboroso é ótimo para acelerar o metabolismo,  reduzir o excesso de colesterol, auxiliar na prevenção do diabetes tipo 2, diminuindo lipídios e glicose na corrente sanguínea. Diurético, laxante, rico em flavonóides, supera os benefícios do chá verde e do vinho porque tem baixo teor de cafeína e não tem álcool. Um antioxidante poderoso.

Enfim, eu desejo de todo meu coração que você aceite o desafio, assista os vídeos do programa. Leia ou releia aqui no blog os artigos que escrevi. Pesquise receitas das PANC’s. Aprenda como cultivá-las. Elas estão por aí nos quintais, terrenos baldios esperando que as colhamos. Claro que as que estão disponíveis nestes locais ainda não são apropriadas para consumo imediato, por conta da poluição e dos animais que estão soltos nas ruas. Mas podemos colhe-las e plantá-las em casa. A planta seguinte será orgânica e própria para enriquecer sua dieta alimentar.

Um grande abraço e se você gostou desta matéria, curta e compartilhe nosso post na fanpage Ser Integral. Se tiver dúvidas, pergunte aqui mesmo no blog ou na fanpage, se preferir. O ideal é que mande um email para rmarrie@gmail.com. Às vezes a resposta demanda mais espaço.

Ah, e se você deseja um trabalho completo de transformação para Ser Integral, faça contato. Na minha página de Atendimentos (https://serintegralsaude.wordpress.com/atendimentos/) tem tudo explicadinho, mas você sempre pode perguntar. Faça como as centenas de pessoas que eu atendi e transformaram suas vidas.

 

 

 

Links para o programa MasterChef Brasil:

 

https://www.youtube.com/watch?v=_mDuwA3_c14&feature=youtu.be&list=PL7HLCnqzgei8jzfxtXzGpanLmggReyDAg

 

https://www.youtube.com/watch?v=X9rm4DErgV4&list=PL7HLCnqzgei8jzfxtXzGpanLmggReyDAg&index=4

 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: