Saúde Integral x Alimentação

01 - alimentaçao

Olá pessoal, dedicamos as ultimas semanas para falar da importância de mantermos as nossas emoções em equilíbrio e sobretudo trazendo dicas de como os florais de Bach podem ser uma ajuda útil e efetiva. Mantendo o foco da nossa proposta de saúde integral, ou seja aquela que nos compreende enquanto corpo físico, mental, emocional e espiritual, hoje vamos voltar a um tema que considero de suma importância na busca deste objetivo: a alimentação. E aqui vale um parêntesis – alimentar-se é diferente de comer. Uma boa alimentação é o alicerce de um corpo físico nutrido, pleno de disposição e vitalidade, mas principalmente uma possibilidade real de prevenção de doenças. Ao passo que  apenas comer é o ato de matar a fome, sem preocupação com a qualidade ou o valor nutricional do que ingerimos. Voltando ao nosso tema que é como prevenir doenças alimentando-se, o câncer, por exemplo é  uma das doenças que podem ser prevenidas quando adotamos uma alimentação à base de legumes, leguminosas (feijões, soja, lentilha, grão de bico etc…), azeite de oliva, óleo de linhaça ou manteiga orgânica, Ghee, ervas e condimentos.

Observe que a carne e os ovos deixam de ocupar o primeiro lugar no prato, servindo apenas de acompanhamento para os legumes. Ou seja, você pode e deve comer alimentos de origem animal se esta prática não afeta suas crenças e princípios.  Mas faça isso com moderação.

Os legumes que não podem faltar são os crucíferos como as couves (de bruxelas, chinesa, brocólis, couve flor etc.) Uma recomendação importante é evitar ferve-los, adotando o cozimento rápido no vapor, no próprio caldo, ou refogados rapidamente com um pouco de azeite de oliva.

Também inclua legumes de cores vivas como a cenoura, batata doce, abóbora, tomate, beterraba pelo seu alto teor de vitamina A e licopeno, por sua comprovada capacidade de estimular o sistema imunológico, aumentando sua capacidade de defesa do organismo. Você que nos acompanha sabe da importância de ter um sistema imunológico equilibrado, não só para prevenir o câncer, mas a grande maioria das doenças. Um lembrete importante: o licopeno do tomate só se torna disponível quando o cozinhamos. O ideal é um molho de tomate caseiro, sem adição de açúcar, cozidos com um pouco de azeite de oliva e condimentos como alho, cebola, cúrcuma etc..

Lembra-se da cúrcuma ou açafrão da terra? Dedicamos um post especial a esta planta poderosa. Vale a pena conferir e incluí-la em suas receitas.

Entre as leguminosas vale ressaltar que a soja recomendada  para consumo, deve ser de origem orgânica e não transgênica. Sua melhor sugestão de consumo deve ser os seus derivados fermentados, como o missô, o shoyu e o tofu.

A linhaça é rica em ômega 3 e lignanas, reconhecida em numerosos estudos por sua capacidade de reduzir riscos de diversos tipos de canceres. Pode-se utilizar suas sementes moídas misturadas em iogurtes, saladas de frutas ou cereais matinais. Seu óleo também pode ser utilizado na preparação dos alimentos, com o cuidado de conserva-lo em geladeira, em recipiente de vidro opaco para evitar oxidação.

Para finalizar tempere seus alimentos com bastante alho, cebola, alho poró, cebolinha,  gengibre, cúrcuma e as maravilhosas ervas como o alecrim, o tomilho, o orégano, o manjericão e a hortelã. Todos eles são poderosos antioxidantes naturais que a Natureza tão generosamente nos doa.

Uma super dica que uso e adoro é secar ervas como alecrim, tomilho, manjerona, manjericão e orégano, triturá-las com sal marinho (de boa qualidade) no liquidificador, de modo que se transforme num sal de ervas bem fino que pode ser utilizado para temperar saladas e demais alimentos. Para quem não tem acesso às ervas frescas ou não tem tempo de secá-las, pode comprar as ervas secas e fazer o processo do liquidificador com o sal. Claro que você pode variar as ervas como quiser. As que sugeri são as minhas preferidas e que eu já testei sua capacidade de secar rápido.

E você, acha possível incluir estes alimentos na sua dieta? Concorda que um alimentação saudável, é um dos pilares de sustentação de uma vida equilibrada? Então mãos à obra! Grande mudanças começam com pequenos passos. Escolha pelo menos um grupo dos alimentos e comece a mudança. Sua saúde é de sua responsabilidade.

Se gostou deste post, por favor nos ajude a leva-lo a mais pessoas que podem beneficiar-se destas informações, muito simples e fáceis de implementar, mas que seguramente podem fazer a diferença na vida delas. Curta e Compartilhe nossa página no Facebook. Assine nosso blog, assim sempre receberá nossas informações diretamente em seu email.

Eu desejo a você uma linda e produtiva semana. Grande abraço e toda Luz!

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: