Como suas emoções afetam seu fígado

0 - emocoes

Olá pessoal, o texto de hoje é quase uma continuação do post da semana passada. O curioso é que quando escolhi as três plantas para amar, duas delas tem poderosa ação hepato protetora, ou seja são indicadas para tratar e proteger o fígado. A terceira, a Cymbopogon Citratus, conhecida popularmente como Capim Limão ou Cidreira, entre outros nomes é reconhecida como um calmante suave que promove relaxamento e bem estar. Muito útil portanto para tratar emoções em desequilíbrio.

O fígado é considerado a maior glândula do corpo humano, com um peso estimado entre 1,3 e 1,5 kg no homem e um pouco menor na mulher (cerca de 200 gramas). Responsável por múltiplas funções fundamentais ao bom funcionamento do nosso organismo. Vou destacar duas que considero extremamente importantes e que sempre ressaltamos aqui no nosso blog: produção de bile, cuja principal função é sua ação como detergente das gorduras durante a digestão dos alimentos que ingerimos. Isso quer dizer que uma produção eficaz de bile evita muitos dos males de uma má digestão e eliminação. E todos sabemos como é importante uma boa digestão e absorção dos nutrientes. A outra ação muito importante do fígado é a de desintoxicar o organismo e filtrar micro organismos. Ou seja é fundamental para o nosso sistema imunológico. Ter um sistema imunológico fortalecido é a base de uma saúde integral.

Mas o nosso tema de hoje é trazer informações sobre a importância das nossas emoções na saúde do nosso fígado. Afinal nem só de pão vive o homem não é mesmo?

O fígado está localizado no lado direito do abdômen, sob o diafragma, e energeticamente falando está ligado ao Chakra do Plexo Solar. O Chakra do Plexo Solar, cujo nome em sânscrito é Manipura, também conhecido como Terceiro Chakra, é responsável pela nossa auto estima e valorização, bem como por emoções como a raiva, ressentimento, sensação de desvalorização e culpa. É representado pela cor Amarela.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa o fígado é responsável – entre outras funções muito importantes – por armazenar o Sangue, assegurar o fluxo suave do Qi (energia) e abrigar a Alma etérea que nos auxilia no planejamento da vida, abrindo nossas perspectivas. E as emoções, onde entram? No conceito de integralidade, onde tudo está interligado. Ou seja nosso físico, mental e emocional trabalham em conjunto. Quando reprimimos nossas emoções de raiva, mágoa, ressentimento elas se materializam em problemas hepáticos que afetam nosso Plexo Solar e consequentemente nosso Fígado e outros órgãos que se situam no mesmo plano como o Estômago, o Baço e o Pâncreas.

Em nossa sociedade é visto com bons olhos aqueles que protegem (mascaram) suas emoções da vista pública. Esta repressão entretanto, tem um custo muito alto para nossa saúde física, mental, emocional e espiritual.

Portanto a dica de hoje é: aprenda a manifestar suas emoções (conversando, escrevendo, gritando, cantando, dançando etc) e depois escolha seguir seu caminho. A raiva é a emoção do movimento e, com ela, ou nós mudamos de posição ou de atitude. A opção de ficar parado na mesma posição ou negar sua presença é altamente destruidor. Fuja disso! Aproveite a emoção da raiva para movimentar-se, tomar decisões. Escolher reprimir a raiva em vez de manifestá-la (as vezes para agradar aos outros) é um passo para transformá-la em “ressentimento”. E aqui vale um parêntesis para refletirmos sobre o significado desta palavra: sentir de novo. E aí pergunto a você, vale pena sentir de novo um episódio ruim ou negativo que já nos trouxe sofrimento? Para quê transformar seu fígado num poço de mágoa (má água, água parada que só traz males e doenças)? Sim porque é o fígado e os órgãos associados a ele que estão ali no Plexo Solar que suportam todo o impacto e acabam se transformando em doenças muito graves às vezes.

Antes de fechar nosso post de hoje, considerando que o fígado está no Plexo Solar, cujo equilíbrio energético está a cargo do Terceiro Chakra, vamos compartilhar mais algumas dicas para manter este importante centro energético equilibrado, afinal ele é o responsável pela nossa auto estima e senso do próprio valor. Anote aí algumas sugestões:

1. Faça uma lista que inclua seis talentos que você tem e fazem de você a pessoa que é;

2. Relacione três episódios de sua vida, onde do ponto de vista da sua Alma, você conseguiu algo difícil ou um desafio pessoal (exemplo: voltar a estudar depois dos 40 anos, deixar um emprego estável para realizar o seu sonho ou missão de vida etc…);

3 . Dê-se os parabéns quando conseguir dizer “Não” em vez de tomar o caminho mais fácil do “Sim”;

4. Lembre-se de manifestar a emoção certa, na hora certa. Quando não for possível, converse com alguém sobre o problema, escreva uma carta que não precisa mandar (e depois queime), ou dê voz aos seus sentimentos num lugar seguro como seu carro, praia ou socando seu travesseiro. E faça isso antes do quinto dia, para que a emoção represada não se torne um problema crônico contribuindo para desequilibrar sua saúde.

As dicas de hoje quando praticadas podem proporcionar equilíbrio e saúde para sua vida. Praticá-las é assumir a responsabilidade por nossa vida e saúde, saindo da posição da vítima, daquele (a) que está sempre procurando agradar os outros, alimentando sentimentos de culpa.

Se você já assumiu sua responsabilidade por sua vida e saúde e ainda assim percebe que pode ter mais equilíbrio e acesso a novos níveis de evolução física, mental, emocional e espiritual, envie um email para rmarrie@gmail.com e conheça possibilidades maravilhosas como a EMF Balancing Technique.

Você também pode acessar o link https://serintegralsaude.wordpress.com/emf-balancing-technique/  , para saber mais como continuar seu caminho evolutivo.

Um grande abraço, uma semana abençoada e lembre-se de Curtir nossa fanpage Ser Integral.

Para saber mais:

Maciocia G. Os Fundamentos da Medicina Chinesa: Um texto abrangente para acupunturistas e fitoterapeutas.

http://www.itiomassagem.com.br/artigos/artigos-e-noticias/item/121-meridiano-figado-gan-mtc-acupuntura

Page R. Christine – Anatomia da Cura

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: