Cinco motivos para praticar Reiki

01-reiki

Olá pessoal, esta semana quero compartilhar com vocês algumas reflexões sobre a poderosa energia do Reiki. E como sempre oferecer dicas que podem usar para ter uma vida mais equilibrada e feliz. Afinal todos nós viemos a este mundo para aprender a amar e ser feliz. E Reiki é amor e prática de como ser mais feliz e equilibrado.

O uso da imposição das mãos para curar doenças humanas é muito antigo e remonta a milhares de ano. Foram encontrados indícios de sua utilização pelos antigos egípcios no Papiro Ebers, escrito por volta de 1552. a.C. Quatro séculos antes do nascimento de Cristo os gregos já utilizavam o Toque Terapêutico para curar doentes em seus templos asclepianos. A Bíblia também contém muitas referências ao uso da imposição das mãos para fins terapêuticos e espirituais. Existem vários registros de que muitas das curas feitas milagrosas de Jesus foram feitas através da imposição de mãos. Aliás, sobre este assunto, tem uma frase deste Mestre que eu quero ressaltar aqui para vocês. Ele disse: “Estas coisas que Eu faço, vós as farão maiores ainda”. Não é fantástico isso? Todos podermos usar a energia de nossas mãos para o nosso próprio bem e dos nossos entes queridos?

Dos primórdios até os dias de hoje, muito se tem praticado e estudado sobre a origem e eficácia da imposição das mãos. Construtos teóricos diversos e inúmeros experimentos científicos tem sido efetuados na tentativa de determinar o funcionamento desta energia. Um dos estudos mais amplos a respeito das propriedades energéticas da cura por imposição de mãos foi realizado durante a década de 1960 pelo dr Bernard Grad, da Universidade McGill, de Montreal no Canadá. Fez experimentos científicos controlados, inicialmente com ratos e depois com plantas. O dr Grad , ao escolher animais e vegetais, queria verificar se as curas pela imposição de mãos sofriam influência da fé ou do estado psicológico dos pacientes. O resultado de seu experimentos verificou melhora tanto nos casos de doença dos animais quanto no desenvolvimento das plantas. Aqui no Brasil, em 2003, o Reiki foi objeto de estudo da tese de Mestrado apresentada à Universidade de São Paulo – USP, pelo mestrando Ricardo Monezi Julião de Oliveira, cujo resultado também verificou os efeitos da prática de impostação de mãos sobre os sistemas imunológico e hematológico em camundongos.

Ou seja estamos cada vez mais próximos de que a Ciência consiga verificar e explicar este fenômeno aparentemente tão simples que ocorre debaixo dos nossos olhos todos os dias. Isso mesmo! Não se espante, nós mesmos – muitas vezes – fomos ‘curados’ das nossas dores pelo toque carinhoso e providencial das nossas mães quando caímos e literalmente nos ‘esfolamos’. Lembra-se?

Feita esta pequena introdução para que o assunto não soe muito estranho, podemos começar dizendo que ReiKi é energia. Um conceito milenar velho conhecido dos indianos como Prana, dos chineses como Ch’i, e dos japoneses como Ki. Todos eles para nomear o fluxo energético que tudo permeia e vivifica. É uma prática ou técnica canalizada ou desenvolvida pelo monge budista  japonês Mikao Usui em 1922, com o objetivo de canalizar a energia vital através da imposição das mãos, em pontos ou regiões específicas de modo a promover ou restabelecer o equilíbrio dos sistemas físico, mental, emocional e espiritual.

A palavra Reiki é formada pelas sílabas REI e KI, resultantes de dois ideogramas japoneses (chamados Kanji) que querem dizer respectivamente, num contexto mais amplo: Sabedoria Divina e Energia Física. Ou seja Reiki é a fonte de energia, operando em nós, o Amor que nos conecta com o Ser Supremo que habita em cada ser vivo.

Mestre Usui além de nos presentear com a técnica do Reiki, também nos legou uma filosofia, cuja prática pode fazer toda diferença em nossa vida. São os Cinco Pilares do Reiki que eu convido você a refletir e iniciar a prática:

Somente por hoje eu darei graças por todas as minhas bênçãos.

Somente por hoje não irei me preocupar.

Somente por hoje não sentirei raiva.

Somente por hoje farei meu trabalho honestamente.

Somente por hoje serei gentil com os que me cercam e todos os seres vivos.

Esta é a dica de hoje, reflexão e prática sobre os Princípios do Reiki.

O Reiki pode ser praticado através do auto tratamento, em tratamentos presenciais ou à distância por um praticante habilitado ou ainda em grupos de trocas de Reiki. Se este é o seu primeiro contato, busque mais informação, inclusive aqui mesmo em nosso site Ser Integral, em nossa fanpage SerIntegral ou ainda pelo email rmarrie@gmail.com. Terei o maior prazer em tirar dúvidas. Se você já é Reikiano como está sua prática de auto tratamento?

A última dica e talvez a mais importante de hoje é que qualquer pessoa pode tornar-se um Reikiano, mesmo os que não são terapeutas ou não querem ser. Quer saber como? Mande um email para rmarrie@gmail.com.

Eu desejo a você uma semana linda plena da paz que transcende todo entendimento.

Um grande abraço e nos vemos no próximo post.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: