Hibiscus: mais que uma flor

944892_1006667059393576_8710432141127605675_n 

Começando o Ano Novo ainda com o brilho das luzes e cores das festas e comemorações.

Hora de recomeçar nossa caminhada na busca do Ser Integral. Para isso escolhemos compartilhar alguma informações sobre uma planta hoje bem conhecida por suas propriedades auxiliares no emagrecimento. Entretanto aqui no Ser Integral nossa proposta é sair do quadrado e trazer um pouco mais. Vamos falar do Hibiscus sabdariffa L, planta nativa da África, mundialmente cultivada, tanto para fins ornamentais como para produção de frutos, cujos cálices carnosos imaturos são consumidos, principalmente na forma de sucos, geléias e refrescos. Kinupp e Lorenzi (2014).

De acordo com a bióloga e pesquisadora Lucia Helena Guerra Arantes o Hibiscus além de acelerar o metabolismo, também reduz excesso de colesterol, auxilia na prevenção do diabetes tipo 2, diminuindo lipídios e glicose na corrente sanguínea. Diurético, laxante, rico em flavonóides, supera os benefícios do chá verde e do vinho porque tem baixo teor de cafeína e não tem álcool.

Todas estas propriedades certamente o fazem bem amigo de todos que desejam eliminar quilos indesejados ou manter o peso com saúde.

Entretanto, nosso objetivo de hoje é trazer novas possibilidades de consumo para o Hibiscus, além das formas mais comuns acima citadas. A idéia é aproveitar todas as suas propriedades também como alimento, por seu valor nutritivo e funcional. Afinal é rico em vitamina A e C e nos minerais cálcio, magnésio e ferro. Por seu alto teor de mucilagens e fibras facilita o trânsito no intestino grosso, tornando-se valioso auxiliar nas eliminações orgânicas tão importantes para a saúde integral. Quem aqui se lembra da importância de ter um intestino saudável? Afinal o intestino, hoje, é considerado nosso segundo cérebro.

Por conta dos flavonóides encontrados no Hibiscus, tem ação antioxidante ou seja combate radicais livres e de quebra possui enzimas que auxiliam no metabolismo da pressão sanguínea. Ou seja combate o envelhecimento precoce e é hipotensor.

A boa notícia é que tem muita gente boa comprometida em trazer novas possibilidades de consumo para o Hibiscus e por esta razão pesquisadores como Harri Lorenzi e Valdely Kinupp junto com uma equipe de chefs e cozinheiros de todo o Brasil compilaram e publicaram novos jeitos de aproveitar as maravilhosas propriedades do lindo Hibiscus. Eles o consideram uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC) e testaram o uso de suas folhas em receitas de pão e em refogados de carne e peixes com muito sucesso, tanto de sabor quanto de valor nutricional.

Na região Norte ele é conhecido como ‘vinagreira’ e suas folhas jovens são vendidas nas feiras livres  para serem consumidas como hortaliças folhosas, aquelas verdes-escuras tão recomendadas pelos nutricionistas. Aqui no Sul seus cálices carnosos são muito utilizados como ‘fruta’ para sucos, geléias, molhos agridoces etc…

Espero ter despertado em você o desejo de saber mais sobre o Hibiscus. Inclusive fique atento ao Hibiscus que estamos falando. Embora também se possa consumir as folhas e flores do Hibiscus rosa-sinensis L., o mais estudado e que falamos neste post é o Hibiscus Sabdariffa L.

Se quiser testar a receita do pão, veja como é fácil:

  • 1 kg de farinha de trigo, 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de sal, 1 colher de sopa de fermento, de 2 a 3 xícaras de água, 1/4 de xícara de óleo e 1/4 de xícara (ou mais) de cálices carnosos frescos picados de Hibiscus. Misturar todos os ingredientes secos, acrescentar o óleo aos poucos e a água. Deixe crescer até dobrar de volume,divida a massa em 4 partes (formato desejado),deixe crescer e leve ao forno pré-aquecido. Terá um pão colorido, lindo, saudável e saboroso.

Quanto às folhas use a criatividade em refogados, substituindo ou adicionando à hortaliças como a couve ou acelga por exemplo. Porque não ousar? A dica é usar as folhas jovens e usufruir suas propriedades no dia a dia.

Gratidão por sua atenção! A proposta é começar o Ano Novo fazendo coisas boas e novas para colher bons e novos resultados.

Grande abraço e até o próximo post!

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: