Chakra Cardíaco e Imunidade

O amor cura

Para você que mostrou-se interessado em conhecer mais sobre a relação Chakras e Saúde, vou compartilhar algumas relações entre o Chakra Cardíaco e o Sistema Imunológico.

Primeiro vou começar falando sobre este valoroso exército de células, tecidos e órgãos que constituem o Sistema Imunológico, também conhecido como Sistema Imune ou Imunitário. Trata-se de um conjunto especializado na defesa do nosso organismo, para nos proteger de infecções e doenças. É um sistema extremamente complexo e eficiente sobre o qual teríamos que escrever bastante para abranger todas as suas especificidades. Se você quiser saber mais sobre o assunto, existem ótimos textos falando sobre isso. Entretanto para o objetivo deste texto vou me deter no órgão ou glândula chamada timo, considerado um órgão imunitário primário, juntamente com a medula óssea.

O timo é responsável por produzir os linfócitos – células especializadas na produção de anticorpos, que além de serem responsáveis pela destruição de células anormais ou infectadas também comandam a defesa do organismo. Ou seja o timo desempenha um importante papel na regulação da resposta imunológica do organismo.

O Chakra Cardíaco ou Quarto Chakra é considerado um dos centros mais importantes do nosso corpo energético sutil. E ele é assim tão importante porque está relacionado com a nossa capacidade de expressar amor. Bem entendido, expressar amor primeiro por nós mesmos e pelos outros.

Antes de continuar a falar da anatomia energética do Chakra Cardíaco temos que lembrar que cada um dos sete principais chakras tem órgãos e glândulas endócrinas associadas. Assim no caso do Chakra Cardíaco os órgãos associados são o coração e os pulmões e a glândula endócrina é o timo. Começamos agora a estabelecer as primeiras relações. Acompanhe comigo!

Ora vejamos, se o timo é tão importante na manutenção de um Sistema Imunológico forte, capaz de nos proteger de infecções, alergias e uma infinidade doenças, auxliando-nos na manutenção da saúde. E se o timo está diretamente relacionado com o Chakra Cardíaco, podemos pensar que um Chakra Cardíaco equilibrado pode ser altamente valioso para prevenir e evitar doenças de toda sorte, inclusive aquelas ligadas ao coração e aos pulmões. Concorda comigo?

Bom acho que de uma maneira muito simples e direta, chegamos ao ponto: como ter e manter um Chakra Cardíaco equilibrado e por consequência direta ter e manter um Sistema Imunológico forte, capaz de nos proteger das doenças e nos manter saudáveis?

E agora vem o pulo do gato, lembra que dissemos lá atrás que o Chakra Cardíaco está relacionado à nossa capacidade de expressar amor? Pois é! Esta é a primeira chave! Sem ela não podemos passar para os próximos passos. O Chakra Cardíaco é considerado um Chakra de transição, servindo de intermediário entre as energias terrenas inferiores e as energias espirituais superiores. Ou seja ele é a chave para a nossa evolução. Seus órgãos associados (coração, pulmão, seios) ajudam a nutrir e conservar a vida. Quando aumentamos a nossa capacidade de amar a nós mesmos e aos outros, o Chakra Cardíaco fica mais aberto e aumenta o seu fluxo de energia nutritiva para os órgãos ligados a ele. E claro o timo se fortalece também. Timo fortalecido, Sistema Imunológico também fortalecido. 

Agora que ficou claro a importância do auto amor, podemos continuar, agora com algumas sugestões de como fazer isso:

  • Amar a si mesmo, implica em cuidar do próprio corpo, especialmente aquelas partes que temos alguma dificuldade em aceitar. Reserve um tempo para um banho delicioso, onde aproveita para massagear seu corpo com óleos perfumados ou ainda um relaxante escalda pés com um chá de camomila e argila verde;
  • Afirme seu desejo de ter um amor verdadeiro por você e pelo outro, repetindo uma frase como: “Eu me amo e me aceito. Estou amando. Sou amado.”;
  • Pratique ouvir e usar a intuição, verdadeiro canal com seu coração e a energia do Chakra Cardíaco;
  • Decida perdoar alguém que te magoou no passado. Escreva uma carta pedindo perdão e oferecendo perdão, depois pode queimar ou mandar se quiser.  Visualize a pessoa envolvida em amor e luz e fale direto ao seu coração dizendo que vocês estão livres de quaisquer amarras. Podem seguir suas vidas;
  • Pratique uma meditação em que visualiza seu coração inundado da cor rosa e verde – cores associadas ao Chakra Cardíaco e deixe-se inundar pelas emoções que vierem, mesmo que algumas vezes elas possam te fazer chorar. Apenas respire, sentindo amor e compaixão por si.
  • Pratique o perdão por si mesmo, todas as vezes que perceber sentimentos de vergonha ou culpa por atitudes que te afastam do teu coração;
    • Procure lembrar-se sempre das pessoas que te amam e imagine este amor te envolvendo até sentir  o calor e o afeto. 

Pode não ser fácil, mas é simples assim: o amor de fato pode produzir o milagre de nos manter saudáveis e equilibrados.

As formas de cultivar o amor são múltiplas e variadas, e uma das melhores formas de começar é desenvolvendo o auto amor. Comece hoje, comece já! Do seu jeito. Eu costumo me olhar no espelho todas as manhãs e dizer para mim mesma: “Eu te amo”.

Se você achou este texto útil, compartilhe com seus amigos. Estamos vivendo um momento muito especial no Planeta, em que só o Amor pode nos ajudar a superar os desafios de evoluir em sua energia.

Grande abraço e toda Luz!

4 comentários em “Chakra Cardíaco e Imunidade

Adicione o seu

Deixe seu comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑