Chakra Base e Saúde Urogenital

chakra 2

Hoje vamos falar de um assunto que nos incomoda profundamente, especialmente às mulheres: a cistite e a infeção urinária. Embora ambas sejam bastante dolorosas, provoquem ardência e desconforto para urinar, para os médicos elas são manifestações de diferentes problemas. A cistite é uma  inflamação da bexiga, indicando que o órgão está irritado e que sem tratamento pode evoluir para uma infecção urinária, já que a inflamação deixa a bexiga mais fragilizada e sujeita ao ataque das bactérias A infecção urinária entretanto é quando as bactérias chegam à bexiga exigindo ainda mais cuidados no tratamento para evitar que se alastre comprometendo os rins – órgãos vitais, responsáveis entre outras funções por excretar toxinas importantes do organismo humano. Ou seja é muito importante cuidar das infeções urinárias em sua fase na bexiga para prevenir e proteger os rins.

A má notícia é que tanto a cistite quanto a infeção urinária acometem 80% das mulheres, sendo que 30% destas podem ter repetições que se caracterizam pela ocorrência de pelo menos 2 episódios nos últimos 6 meses.

Entretanto o objetivo deste nosso papo não é para falar dos dissabores de ter uma cistite ou uma infecção urinária. Muito menos falar dos seus sintomas! Prefiro abordar o tema pelo viés da saúde integral que é o propósito básico deste blog. Saúde Integral é ter consciência de si mesmo enquanto Ser Humano, resultado do conjunto Corpo, Alma e Espírito. Compreender que a nossa saúde e adoecimento passa além das bactérias que aumentam de repente em nosso organismo, para poder incluir os nossos sentimentos, emoções e conexão com a nossa espiritualidade.

O assunto é vasto e profundo por isso vou abordar aqui apenas a conexão do nosso sistema gênito-urinário com o chakra da Base ou Primeiro Chakra. Localizado na base da coluna, na região do períneo, ele é responsável pela saúde de órgãos como a bexiga, rins, reto, coluna vertebral, quadris, pernas e pés, além dos ossos. Está intimamente ligado à emoções como o medo e a coragem, por isso respondem por nossa necessidade básica de segurança e confiança. Também está associado a glândula endócrina Supra Renal responsável pela produção do hormônio Cortisona que entre outras funções nos protege das inflamações.

Você já começou a perceber o quanto podemos aprender sobre nós mesmos quando somos acometidos por uma doença? Neste caso estamos falando de cistite/infecção urinária e claro vamos começar a refletir sobre o quê elas estão querendo nos alertar. Mas poderiam ser outras doenças também, que estejam situadas ou relacionadas nos órgãos ou regiões mencionadas acima.

Aprendemos que o chakra da base está relacionado com o Medo e a Coragem. Você que está sofrendo com recidivas de cistite, infecções urinárias ou pedras no rim por exemplo, consegue me dizer agora se tem algum destes medos?

  • medo do fracasso ou da inadequação:
  • medo do sucesso;
  • medo da imperfeição;
  • medo de perder o controle;
  • medo da vulnerabilidade ou ainda
  • medo do seu próprio poder.

Observe também sua linguagem corporal que é uma das nossas formas de expressão no mundo, para além da verbal:

  • cruza as pernas bem apertado quando se senta, numa clara atitude de proteção à sua base?
  • senta-se de lado na cadeira mantendo corpo virado para frente numa atitude defensiva?
  • está constantemente agitado, como se não se sentisse à vontade na terra?
  • gosta de sentar-se com os pés enroscados debaixo do corpo, em vez de plantá-los no chão?
  • finalmente excesso de gordura nas nádegas e coxas podem ser um indicativo da necessidade de uma lastro mais forte para raízes frágeis e inseguras.

A utilidade deste conhecimento é que podemos utilizá-lo para – de forma consciente – alterar nossa linguagem corporal e ao fazermos isso alterarmos as nossas crenças pessoais geradoras de medo e insegurança e também. Exigirá de nós observação e disciplina, mas vai valer a pena!

A idéia central deste nosso papo é oferecer alternativas para tratar os sintomas das doenças do sistema gênito-urinário, especialmente aquelas recidivas tão dolorosas que resistem aos tratamentos com os antibióticos, tão perigosos para nossa saúde integral. Porisso, anote algumas sugestões que consideramos úteis para os medos acima relacionados.

  • Relaxe mais, reservando um tempo para suas necessidades básicas de dormir, comer, fazer sexo e sobretudo RIR!
  • Faça uma coisa de cada vez, sem distrair-se com o smartfone, a televisão e o livro que começou a ler e não consegue terminar;
  • Caminhe junto a Natureza, de preferencia descalço, sentindo os pés em contato com a Mãe Terra. Abrace árvores e ao faze-lo imagine-se como ela enraizada e forte, enquanto seus olhos e braço se dirigem para o céu;
  • Concentre-se mais na qualidade e importância das relações afetivas do que em estar certa!
  • Combata o perfeccionismo mudando alguns hábitos como trocar o relógio de braço, usando meias despareadas, deixando a cama por fazer algumas vezes ou uma louça na pia antes de dormir;
  • Abandone a “vara” do castigo que se impõe quando acha que comete algum erro;
  • Finalmente dance, cuide do jardim ou cultive uma horta em vasos mexendo com a terra, faça pequenas esculturas ou vasos com argila. Use roupas intimas na cor vermelha que é a cor do chakra da base. Coma frutas e legumes vermelhos como ameixas, cerejas, morangos e beterrabas. Tudo isso fortalece o primeiro chakra e seus orgãos associados, além de fortalecer a emoção da Coragem. A Coragem é a energia do coração antídoto perfeito para a emoção do Medo.

No próximo post vou dar mais dicas sobre como tratar as doenças associadas ao Sistema Gênito Urinário, porque como disse antes o assunto é vasto e complexo quando tratado em sua integralidade.

Se você tem interesse no tema, mande sua sugestão sobre o que gostaria de ver aqui.

Grande abraço e toda Luz!

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: