Outubro Rosa

prevencao

Não poderia deixar passar o mês dedicado à prevenção e combate ao câncer de mama, sem trazer a minha contribuição. Primeiramente parabenizando e apoiando às milhares de pessoas pelo Brasil que se dedicam a esta nobre causa de esclarecer, educar, alertar e principalmente apoiar os que já estão vivenciando ou vivenciaram a doença.

Entretanto, o foco do meu compartilhamento de hoje é para lembrar que ao lado do auto exame e outras recomendações para detectar o câncer de mama, a verdadeira prevenção está em (preste bastante atenção agora!) adotar atitudes para não desenvolver a doença. Localizá-lo o quanto mais cedo melhor ‘apenas‘ aumenta a nossa chance de cura. Mas nem eu nem você queremos apenas aumentar a nossa chance de cura. O que de fato queremos ou pelo menos devemos querer é não desenvolver a doença.

E aí você pode me perguntar como fazer isso? Tenho falado muito desse assunto nos meus textos anteriores neste blog. Você pode conferir alguns deles. Mas não me custa nada repetir e vou faze-lo muitas vezes ainda porque é um assunto que não se esgota: a importância de mantermos um sistema imunológico forte, saudável! 

Um sistema imunológico saudável, permite que nosso corpo dê conta das células cancerosas que todos temos dentro de nós. Isso mesmo: todos temos um câncer dormindo dentro de nós, como todo organismo vivo que  sempre fabrica células defeituosas. Entretanto, também somos dotados de mecanismos fantásticos de detecção e combate que nos permitem controlá-los e eliminá-los.

Segundo David Servan-Schreiber, um médico que lutou e sobreviveu a um câncer de cérebro, por mais de 15 anos, nós podemos adotar quatro abordagens preciosas para construir uma biologia anticâncer, tanto do corpo quanto da mente:

– prevenir-se contra os desequilíbrios do meio ambiente ocorridos a partir de 1940 e que alimentam a atual epidemia de câncer;

– ajustar a própria alimentação para reduzir os promotores de câncer e incluir o maior número possível de compostos fitoquímicos que lutam ativamente contra os tumores;

– Compreender – e curar – as feridas psicológicas que alimentam os mecanismos biológicos que agem sobre o câncer;

– E, finalmente aproveitar-se de uma relação com o próprio corpo, a fim de agir sobre o sistema imunológico e de acalmar a inflamação que faz crescer os tumores.

Como vê existem muitas frentes de luta quando assumimos a responsabilidade por nossa saúde. Neste post vou dedicar mais atenção ao que considero uma atitude que pode ser adotada de imediato por todos os que quisermos de fato prevenir o câncer.

Ajustar a própria alimentação é o meu alerta para você hoje! Por favor dedique-se a conhecer e principalmente a incluir em sua alimentação os compostos fitoquímicos presentes por exemplo nas leguminosas como o feijão, a lentilha e a ervilha, nos legumes como o brócolis, couve flor, repolho, cenoura e batata doce. Adote o hábito de consumir frutas e legumes de cores vivas, de modo que o seu prato tenha o colorido do amarelo, laranja, vermelho e verde. Use o poder da cores também na alimentação. Pesquise e descubra novas receitas em que possa utilizar o gengibre, a cúrcuma e o alho poró, juntamente com o alho e a cebola tão nossos conhecidos e de reconhecido valor para a saúde. Abuse das ervas como alecrim, manjericão, tomilho, salsa, óregano e hortelã frescos que você pode cultivar em vasinhos na janela da cozinha ou na sacada do seu apartamento.

Esteja aberto a novos sabores: inclua algas na sua sua alimentação. Que tal utiliza-las nas sopas ou acrescentá-las no cozimento do feijão nosso de cada dia, ou ainda das lentilhas. Além de abreviar o seu cozimento, ainda ajuda a torná-las mais digestivas. As mais conhecidas e fáceis de adquirir são a kombu, wakame e nori. Com a preferência cada vez maior do brasileiros pela comida asiática, é muito fácil comprá-las em qualquer supermercado. Elas contém carotenóides importantes para retardar o crescimento das células do câncer, especialmente de mama, próstata, pele e cólon.

Inclua o uso do chá verde, suco de uva, uvas passas e vinho. São ricos em polifenóis, substâncias altamente antioxidantes e poderosos anti cancerígenos. O chá verde, deve ser feito por infusão de 2 gramas para um bule de chá, durante 10 minutos, consumindo na próxima hora já que depois deste tempo os polifenóis evaporam. Deve-se ajustar o consumo entre 3 e 6 xícaras dia, de acordo com cada organismo já que o chá verde também possui cafeína. Ou seja, alguma pessoas sensíveis à cafeína podem sofrer de insônia se o consumirem depois das 16 horas. Mas existe a opção de usar o chá verde descafeinado que preserva todos os polifenóis. Já o vinho recomenda-se o consumo de um copo de vinho por dia para aproveitar o máximo das propriedades antioxidantes do seu polifenol mais famoso: o resveratrol!

Na prevenção dos desequilíbrios do meio ambiente, nossa atitude deve ser principalmente na direção de optar por consumir o maior número possível de alimentos orgânicos. Evitar os alimentos industrializados, especialmente os refrigerantes e sucos, todos ricos em açúcar branco refinado.

Compreender e curar as feridas psicológicas! Este tópico merece um post só para ele, tal a magnitude da sua importância. Voltaremos a falar do assunto. É importantíssimo desenvolver o auto amor e a auto aceitação. Com estes elementos seremos capazes de desenvolver e cultivar amor pelo outro, responsáveis em última análise pela tal felicidade.

O conjunto destes fatores que abordamos aqui de maneira muito simples, ainda que superficialmente são a base do nosso alerta para a importância de assumirmos a responsabilidade pela nossa saúde já! Auto exame das mamas sim, claro. Mas a grande prevenção que devemos buscar antes de apenas incorporar o conceito de que: quanto mais cedo descobrirmos um câncer mais aumentam as chances de cura, é principalmente de proteger e turbinar nosso sistema imunológico, de modo que as nossas células de defesa estejam fortes e sempre prontas para agir em nosso favor. Esse é o mecanismo natural da vida. Nosso organismo torna-se naturalmente poderoso quando alinhamos mente e coração com o nosso propósito de vida. Você já descobriu o seu propósito? Se o assunto te interessar eu tenho um post bem legal sobre o assunto. Aproveite e dê uma olhada aqui.

Eu desejo a você uma vida plena de significado pela qual possa levantar-se todos os dias, consciente de que as suas escolhas farão a diferença. Escolha viver em harmonia, consigo, com o outro e com o planeta que tão generosamente nos acolhe.

Que o Outubro Rosa seja principalmente um despertador de mais Consciência@

Abraço carinhoso e toda Luz!

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: