Comprometa-se com você!

A simplicidade me encanta. Embora o simples nem sempre seja fácil, é um escolha que permite resultados muito compensadores.

Pelas próximas semanas escolhi compartilhar com você um pequeno resumo do livro Os Quatro Compromissos de D Miguel Ruiz. Seus conceitos são de uma simplicidade franciscana, portanto fáceis de entender. Nem sempre muito fáceis de implementar, mas com um poder altamente transformador quando praticados.

A idéia é que você, gostando deste resumo, aprofunde o tema lendo o livro inteiro. Até que isso aconteça veja o que entendi dos fundamentos da Filosofia Tolteca, que dão suporte ao conteúdo do livro.

Seja Impecável com a sua Palavra

Parece simples, mas é extremamente poderoso. Sua palavra lhe confere o poder de criar. É um dom que vem diretamente de Deus, cujo alcance conhecemos no livro do Genesis, na Bíblia, quando falando da criação do Universo: “No inicio havia o Verbo, e o Verbo era com Deus, e o Verbo era Deus”. A palavra é a mais poderosa ferramenta que você possui como ser humano. Com ela podemos não só encantar como libertar alguém de um encantamento. Pode criar ou destruir o sonho mais belo, criando tanto o céu como o inferno na Terra. Através de palavras que ouvimos (de nossos pais, professores, amigos e inimigos) ao longo da nossa trajetória de vida, firmamos compromissos conosco que nos transformaram no que somos hoje. Palavras de amor e incentivo nos fizeram crescer e acreditar em nossos potenciais. Da mesma forma palavras maldosas implantaram medo em nossas mentes e muitas vezes nos fizeram desacreditar de nossas capacidades e desistir de alguns sonhos.

Mas afinal o que é ser impecável com a nossa palavra? A Palavra impecável deriva do latim pecattu que significa “pecado”. Uma vez adicionada do  prefixo im – igual a sem – quer dizer “sem pecado”. Sem invocar o conceito religioso do termo, consideremos que pecado é algo que se faz contra si mesmo. Ou seja todo sentimento, crença ou palavra dita sobre você, que se volta contra você mesmo, é um pecado. Portanto ser impecável é não contrariar sua natureza. É assumir a responsabilidade por seus atos, sem julgamentos ou culpas. Pecado é quando você se auto rejeita. Este sim é o maior pecado! Ser impecável com sua palavra é não usa-la contra você mesmo. 

Ser impecável com a própria palavra é usa-la na direção da verdade e do amor por você. A palavra é magia pura – o presente mais poderoso que temos como seres humanos – e a usamos contra nós mesmos, planejando vingança, expressando ciúme, raiva, inveja e ódio. Com frequência fazemos mau uso da poderosa energia criativa da Palavra. Atraímos para nós mesmos o mal que espalhamos com as palavras, criando o caos no mundo e nos mantendo em estado de medo e dúvida.

Ser impecável com a própria palavra, te levará a liberdade pessoal, ao sucesso e à abundância, dissolvendo o medo e transformando sua vida em alegria e amor.

2.                                 Não leve nada para o lado pessoal

O que quer que aconteça com você, não tome como pessoal, porque esta atitude sinaliza que em algum nível está concordando com o que está sendo dito.

O que os outros dizem ou pensam de você, é apenas a opinião deles e portanto não tem nada a ver com você. O que dizem, fazem ou as opniões que emitem estão de acordo com os compromissos assumidos por eles mesmos, suas crenças e modo de ver o mundo.

Quando você leva os acontecimentos para o lado pessoal, sente-se ofendido, assume uma atitude defensiva na defesa de suas crenças e cria conflitos com os outros. Sente necessidade de estar certo e tornar os outros errados.

Enxergue as pessoas como elas realmente são. Não leve nada do que elas dizem ou fazem para o lado pessoal e criará uma blindagem contra as mágoas e o ressentimentos. Agindo desta forma nunca poderá ser ferido (a) ou atingido por qualquer coisa que digam ou façam contra você.

Escreva este compromisso num papel e coloque-o na carteira ou na geladeira para lembrar você o tempo todo: não leve nada para o lado pessoal.

A prática deste compromisso aumentará sua confiança em si mesmo (a), ajudando a fazer escolhas responsáveis, manter o coração aberto, amoroso e ninguém poderá lhe fazer mal. Aprenderá a pedir o que precisa, a dizer sim ou não, sem culpa ou auto julgamento. Poderá escolher seguir seu coração, sempre. Qualquer que seja a circunstância em que se encontre, será capaz de experimentar paz e felicidade.

Eu desejo que você reflita sobre estes conceitos e me conte o que achou deles. Na sua opinião é possível pratica-los? Se você decidir iniciar sua prática, compartilhe conosco sua experiência.

Desejo a você um ótimo feriado, com muita paz e luz.

Nos vemos no próximo post quando continuaremos com o terceiro e o quarto compromisso sugeridos por D Miguel Ruiz.

Abraços dourados!

Anúncios

2 comentários em “Comprometa-se com você!

Adicione o seu

  1. Rouse querida, estive lendo este texto em voz alta, parece que assim assimilo melhor… e o mais incrível é que meu marido estava perto e gostou bastante também. Fiquei pensando depois, como estes compromissos podem nos trazer liberdade! Tenho praticado, na verdade, como sou um pessoa crítica e autocrítica, revelo que levar a vida com menos cobrança e mais consciência sobre minhas atitudes me traz um sentido melhor na vida, entretanto, trata-se de uma prática diária. Às vezes me pego fazendo o contrário e num súbito “ops…” volto a pensar no compromisso que preciso ter com a minha paz interior, e aí respiro fundo, me desconecto, e deixo ir… funciona! Obrigada…

    Curtir

  2. Querida Rachel, imensa gratidão por sua contribuição. Compartilhar sua experiência com a prática destes compromissos nos anima a continuar. É isso mesmo, a prática diária do compromisso consco traz ótimos resultados. Na próxima semana vamos compartilhar o terceiro e quarto compromissos. Espero que goste também. Ótima semana!

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: