Saúde Integral

A nenhum de nós nesta terra se pede que faça mais do que está a seu alcance fazer, e se nos esforçamos para obter o melhor de nós próprios, guiados sempre por nosso Eu Superior, a saúde e a felicidade nos serão possíveis”. Edward Bach

Saúde Integral é compreender o Ser Humano em todas as suas dimensões: física, mental, emocional e espiritual.

O corpo físico é o veículo que conduz a nossa Alma, permitindo o cumprimento da nossa jornada na terra, mas nós não somos o nosso corpo físico. Tanto que nos referimos a ele como ‘meu corpo’, assim como dizemos ‘minha roupa’, ‘minha casa’ e tantos outros pertences que utilizamos por aqui para a nossa sobrevivência e conforto. Sem identificação demasiada com ele, devemos trata-lo com respeito e cuidado, a fim de que se mantenha saudável e útil ao nosso propósito de vida, a missão da nossa Alma.

É importante a limpeza interna e externa, evitando água muito quente nos banhos e dando preferencia aos alimentos frescos que a Natureza tão generosamente nos oferece, através dos legumes, verduras, frutas e castanhas.

Estabelecer uma amizade constante e duradoura com a mãe Água, criando o hábito de bebe-la o mais fresca e natural possível, aproveitando do seu maravilhoso poder de limpeza e cura.

O sono deve ter a duração média de 8 horas, de modo a restaurar o corpo diariamente. Os banhos de sol são altamente recomendados, por ser grande fonte de saúde e vitalidade.

E claro não podemos esquecer do exercício físico, diário. Escolher aquele que temos mais afinidade e prazer em executar, é a chave para a continuidade.

A nossa mente é um terreno fértil que para ser verdadeiramente saudável, devemos observar atentamente, as sementes que plantamos nela. Essas sementes são opiniões, idéias, crenças ou conceitos, que adquirimos ao longo da nossa existência e fazem de nós quem somos. Devemos examina-las constantemente, buscando eliminar aquelas que nos remetem ao medo e a falta de amor. Uma forma muito efetiva de manter e aumentar a saúde mental é o cuidado com as palavras que emitimos a nosso respeito, das pessoas e das coisas que estão ao nosso redor. Com a Palavra Deus criou o mundo, como está escrito no Gênesis. Com a Palavra nós criamos o nosso mundo. Palavras de  verdade e amor criam um mundo de amor e verdade. Palavras de mentira e medo criam um mundo de prisão e tortura. Assim, como disse Don Miguel Ruiz no primeiro dos Quatro Compromissos*: “Seja impecável com sua palavra”.

A saúde emocional também merece igual cuidado e deve ser continuamente buscada através dos três ciclos que amadurecem a experiência emocional e psíquica: o auto conhecimento, a auto transformação e o auto amor.

Quando falo em auto conhecimento é principalmente conhecer e integrar os aspectos de LUZ e SOMBRA dos quais somos feitos. Através dele avançamos no caminho da auto transformação e do auto amor.

Através do auto amor,  acolhemos nossa própria sombra interior conquistando o poder de descobrir  talentos nos que se encontrarem a nossa volta. O auto amor ilumina nosso olhar, de modo a também enxergar o bem e a riqueza íntima dos demais. Quando isso acontece construímos relações afetivas também saudáveis. Relacionamentos saudáveis são pilares extremamente importantes da saúde integral.

A dimensão espiritual, é o nosso Propósito de vida, a missão da nossa Alma e também deve ser buscada continuamente. Não devemos confundi-la com religião que cada um tem a sua, aquela com a qual mais se identifica. Religião vem do latim ‘religare’  que significa o restabelecimento da ligação do homem a Deus. A dimensão espiritual amplia a conexão com o divino e ainda permite a possibilidade de alcançarmos o verdadeiro sentido da vida. O verdadeiro sentido da nossa Vida, que nos torna únicos, nos mantém no caminho da evolução e do crescimento. 

Por favor, dê sua opinião sobre este texto. Ela é muito importante para nós. Se tiver dúvida pergunte. O que você gostaria  ler aqui?

Um comentário em “Saúde Integral

Adicione o seu

  1. O texto é muito bacana!!!!
    O Ser para se tornar integral passa por vários processos de transformação. Este processo se dá da infância a fase adulta, pois tudo que ele busca realização dos seus objetivos, dos seus sonhos…… tudo basicamente fora de si.

    Até que se depara com a metanoia, ou seja, a fase que se aproxima maturidade e velhice. Então surge o grande vazio e sua necessidade de preeenche-lo
    Início de um novo processo este implica o retorno pra dentro de si mesmo.

    Muitos se deparam com as doenças, lutos entres outro fatores causas de sofrmentos. Os quais estão levando para uma só direção. O encontro da sua integralidade e individuação.
    Este processo para Jung vai contribuir para que tu te tornes quem tu és.

    Curtir

Deixe seu comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑