Saúde Integral

A nenhum de nós nesta terra se pede que faça mais do que está a seu alcance fazer, e se nos esforçamos para obter o melhor de nós próprios, guiados sempre por nosso Eu Superior, a saúde e a felicidade nos serão possíveis”. Edward Bach

Saúde Integral é compreender o Ser Humano em todas as suas dimensões: física, mental, emocional e espiritual.

O corpo físico é o veículo que conduz a nossa Alma, permitindo o cumprimento da nossa jornada na terra, mas nós não somos o nosso corpo físico. Tanto que nos referimos a ele como ‘meu corpo’, assim como dizemos ‘minha roupa’, ‘minha casa’ e tantos outros pertences que utilizamos por aqui para a nossa sobrevivência e conforto. Sem identificação demasiada com ele, devemos trata-lo com respeito e cuidado, a fim de que se mantenha saudável e útil ao nosso propósito de vida, a missão da nossa Alma.

É importante a limpeza interna e externa, evitando água muito quente nos banhos e dando preferencia aos alimentos frescos que a Natureza tão generosamente nos oferece, através dos legumes, verduras, frutas e castanhas.

Estabelecer uma amizade constante e duradoura com a mãe Água, criando o hábito de bebe-la o mais fresca e natural possível, aproveitando do seu maravilhoso poder de limpeza e cura.

O sono deve ter a duração média de 8 horas, de modo a restaurar o corpo diariamente. Os banhos de sol são altamente recomendados, por ser grande fonte de saúde e vitalidade.

E claro não podemos esquecer do exercício físico, diário. Escolher aquele que temos mais afinidade e prazer em executar, é a chave para a continuidade.

A nossa mente é um terreno fértil que para ser verdadeiramente saudável, devemos observar atentamente, as sementes que plantamos nela. Essas sementes são opiniões, idéias, crenças ou conceitos, que adquirimos ao longo da nossa existência e fazem de nós quem somos. Devemos examina-las constantemente, buscando eliminar aquelas que nos remetem ao medo e a falta de amor. Uma forma muito efetiva de manter e aumentar a saúde mental é o cuidado com as palavras que emitimos a nosso respeito, das pessoas e das coisas que estão ao nosso redor. Com a Palavra Deus criou o mundo, como está escrito no Gênesis. Com a Palavra nós criamos o nosso mundo. Palavras de  verdade e amor criam um mundo de amor e verdade. Palavras de mentira e medo criam um mundo de prisão e tortura. Assim, como disse Don Miguel Ruiz no primeiro dos Quatro Compromissos*: “Seja impecável com sua palavra”.

A saúde emocional também merece igual cuidado e deve ser continuamente buscada através dos três ciclos que amadurecem a experiência emocional e psíquica: o auto conhecimento, a auto transformação e o auto amor.

Quando falo em auto conhecimento é principalmente conhecer e integrar os aspectos de LUZ e SOMBRA dos quais somos feitos. Através dele avançamos no caminho da auto transformação e do auto amor.

Através do auto amor,  acolhemos nossa própria sombra interior conquistando o poder de descobrir  talentos nos que se encontrarem a nossa volta. O auto amor ilumina nosso olhar, de modo a também enxergar o bem e a riqueza íntima dos demais. Quando isso acontece construímos relações afetivas também saudáveis. Relacionamentos saudáveis são pilares extremamente importantes da saúde integral.

A dimensão espiritual, é o nosso Propósito de vida, a missão da nossa Alma e também deve ser buscada continuamente. Não devemos confundi-la com religião que cada um tem a sua, aquela com a qual mais se identifica. Religião vem do latim ‘religare’  que significa o restabelecimento da ligação do homem a Deus. A dimensão espiritual amplia a conexão com o divino e ainda permite a possibilidade de alcançarmos o verdadeiro sentido da vida. O verdadeiro sentido da nossa Vida, que nos torna únicos, nos mantém no caminho da evolução e do crescimento. 

Por favor, dê sua opinião sobre este texto. Ela é muito importante para nós. Se tiver dúvida pergunte. O que você gostaria  ler aqui?

Anúncios

Um comentário em “Saúde Integral

Adicione o seu

  1. O texto é muito bacana!!!!
    O Ser para se tornar integral passa por vários processos de transformação. Este processo se dá da infância a fase adulta, pois tudo que ele busca realização dos seus objetivos, dos seus sonhos…… tudo basicamente fora de si.

    Até que se depara com a metanoia, ou seja, a fase que se aproxima maturidade e velhice. Então surge o grande vazio e sua necessidade de preeenche-lo
    Início de um novo processo este implica o retorno pra dentro de si mesmo.

    Muitos se deparam com as doenças, lutos entres outro fatores causas de sofrmentos. Os quais estão levando para uma só direção. O encontro da sua integralidade e individuação.
    Este processo para Jung vai contribuir para que tu te tornes quem tu és.

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: