Alimentos que combatem o câncer

“Sou feito de luz, sou feito de estrelas”. Don Miguel Ruiz

Basicamente os alimentos que nos ajudam a prevenir o surgimento do câncer são os legumes, leguminosas (feijões, soja, lentilha, grão de bico etc), temperados com azeite de oliva, óleo de linhaça ou manteiga orgânica, alho, ervas e condimentos.
Observe que a carne e os ovos deixam de ocupar o primeiro lugar no prato, servindo apenas de acompanhamento para os legumes.
Os legumes que não podem faltar são os crucíferos como as couves (de bruxelas, chinesa, brocólis, couve flor etc.) Uma recomendação importante é evitar ferve-los, adotando o cozimento rápido no vapor, no próprio caldo, ou refogados rapidamente com um pouco de azeite de oliva.
Incluir legumes de cores vivas como a cenoura, batata doce, abóbora, tomate, beterraba pelo seu alto teor de vitamina A e licopeno, por sua comprovada capacidade de estimular o sistema imunológico, aumentando sua capacidade de defesa do organismo. Um lembrete importante: o licopeno do tomate só se torna disponível quando o cozinhamos. O ideal é um molho de tomate caseiro, sem adição de açúcar, cozidos com um pouco de azeite de oliva e condimentos como alho, cebola, cúrcuma etc..
Entre as leguminosas vale ressaltar que a soja recomendada para consumo, deve ser de origem orgânica e não transgênica. Sua melhor sugestão de consumo deve ser os seus derivados fermentados, como o missô, o shoyu e o tofu.
A linhaça é rica em ômega 3 e lignanas, reconhecida em numerosos estudos por sua capacidade de reduzir riscos de diversos tipos de canceres. Pode-se utilizar suas sementes moídas misturadas em iogurtes, saladas de frutas ou cereais matinais. Seu óleo também pode ser utilizado na preparação dos alimentos, com o cuidado de conserva-lo em geladeira, em recipiente de vidro opaco para evitar oxidação.
Para finalizar tempere seus alimentos com bastante alho, cebola, alho poró, cebolinha, gengibre, cúrcuma e as maravilhosas ervas como o alecrim, o tomilho, o orégano, o manjericão e a hortelã. Todos eles são poderosos antioxidantes naturais que a Natureza tão generosamente nos doa.
Você acha possível incluir estes alimentos na sua dieta? Concorda que uma alimentação saudável, é um dos pilares de sustentação de uma vida equilibrada?
Quero muito saber o que achou deste artigo. Especialmente, este assunto te interessa? Escrevo por você e para você. Deixe seus comentários ou dúvidas abaixo. E se gostou curta e compartilhe na sua rede social.

“O verdadeiro nós é puro amor, pura luz”

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: