Purificação

Sabe aqueles momentos na vida em que parece que as coisas não fluem e estão aparentemente estagnadas?

Pois é sobre esta percepção, que hoje  quero compartilhar algumas reflexões. Primeiro precisamos considerar que a nossa vida exterior reflete a nossa vida interior. Se não estamos satisfeitos com os resultados que colhemos, é necessário mudar a matriz original dentro de nós. Exatamente como disse o mestre Jesus “Buscai primeiro o reino de Deus e tudo mais vós será acrescentado” e quando lhe perguntaram, Mestre onde está o Reino de Deus? Ao que Ele respondeu: “O reino de Deus está dentro de vós”. E como estamos dentro de nós mesmos?

Examinemos o nosso interior buscando onde colocamos os nossos pensamentos e sentimentos?

Ao fazermos este exame é possível que encontremos bloqueios na forma de mágoas, ressentimentos, medos, culpas. Bloqueios que impedem a nossa energia de se movimentar e fluir na construção dos nossos melhores projetos e sonhos. E para que possamos lidar com bloqueios é necessário restabelecer o fluxo de energia da seguinte forma:

aceitação mental e emocional, que se consegue via relaxamento e libertação;

analisar de forma lúcida qual a crença limitante que está na raiz do problema.

O passo seguinte, é experimentar com amor e aceitação a emoção aprisionada, aceitando a si mesmo com compaixão, e ao mesmo tempo determinando com clareza e serenidade que está pronto para libertar-se dessa crenças limitadoras, destrutivas e falsas.

Veja uma pequena amostra destas crenças muito comuns que costumam nos assombrar:

Errei muito (fiz coisas ruins) na minha vida. Mereço este sofrimento e a punição.

O mundo é cruel.

As pessoas  (inclusive eu) são más, egoístas,cruéis. Ninguém merece confiança.

Os recursos do mundo são insuficientes para todos. Preciso pegar o meu!

O dinheiro é sujo e corrompe.

Sou vítima das circunstâncias. Não tenho nenhum controle sobre o que acontece minha vida.

Ao ler estas frase, alguma delas encontrou ressonância em você? Trouxe algum tipo de lembrança ou emoção? Por pior que elas tenham parecido quando as leu, de alguma forma elas estão presentes no nosso inconsciente porque fazem parte do inconsciente coletivo do qual também fazemos parte.  Se assim não fosse, nós e toda humanidade estaria agora desfrutando a plenitude de sermos feitos a imagem e semelhança de Deus. Seres conscientes de nossa natureza divina.

Mas o importante é perceber que elas são apenas crenças e que assim sendo podem ser modificadas. Como disse o Mestre Jesus: Conhecereis a Verdade e ela vós Libertará.

E acredite, essa libertação pode ser feita de um forma muito simples e fácil. A seguir anote e realize estes simples exercícios:

Perdão e libertação: Escreva num papel o nome de todas as pessoas que na sua opinião o tenham magoado, injustiçado, ou em relação as quais você sinta ressentimento, mágoa ou raiva. Ao lado de cada nome escreva o que elas lhe fizeram, ou motivo pelo qual você nutre ressentimento em relação a elas.   Em seguida, feche os olhos, respire profundamente e relaxe. Visualize ou imagine-se conversando com cada uma dessas pessoas, uma de cada vez. Explique que no passado você se magoou e ressentiu em relação a elas e seus comportamentos , mas que agora você decidiu perdoa-las por tudo, dissolvendo e liberando toda energia obstruída entre vocês. Abençoe-as e diga-lhes: “Eu o perdôo e o liberto. Siga o seu caminho e seja feliz”.  Ao terminar o processo com todas as pessoas, escreva no seu papel: “Eu agora perdôo e liberto todos vocês”. Queime o papel, simbolizando a sua libertação das experiências do passado do qual você quer se libertar.

O próximo passo é listar num papel todas as pessoas que você julga ter magoado, ou contra as quais acredita ter cometido alguma injustiça. Escreva ao lado do nome o que acha que fez a cada uma delas.  Repita o exercício de relaxamento anterior. Visualize ou imagine cada pessoa que listou no seu papel. Converse com cada uma delas, dizendo-lhes o que você lhes fez de mal e peça que o perdoem e abençoem.  Depois visualize-as ou imagine-as fazendo este ritual  de perdão e benção para você. Finalize escrevendo no seu papel: “Eu agora perdôo a mim próprio e me absolvo para sempre de toda culpa”. Em seguida queime  o  papel e jogue as cinzas fora.

Por último, aproveite e dê uma geral nos seus armários e gavetas,onde quer que tenha acumulado coisas que já não lhe servem mais. Jogue fora ou doe tudo que não tiver utilidade há algum tempo. Com esta atitude física, concreta você simboliza e sintoniza com os níveis mentais e emocionais que de fato está se livrando de coisas inúteis, restabelecendo o fluxo de sua energia e pondo sua “casa” em ordem.

Durante o processo de limpeza e purificação, aproveite para criar e usar afirmações positivas como as seguintes:

“Estou abrindo espaços para o novo e para o bem na minha vida”

“Estou equilibrando a minha capacidade de dar e receber”

“Limpando e equilibrando o ambiente em que vivo, também limpo e equilibro todos os aspectos de minha vida”

“Neste momento sagrado de escolha, agradeço por tudo de bom que tenho em minha vida e por todas as coisas boas que vão acontecer na minha vida”.

Qual a sua opinião sobre a prática deste tipo de exercício? Acha que eles podem contribuir para transformar sua vida?

Adorarei saber sua opinião sobre este assunto.

Um grande abraço e toda Luz na sua nova vida livre de obstáculos.

Anúncios

4 comentários em “Purificação

Adicione o seu

  1. Olá Rouse, sempre por aqui lendo seus artigos… Quando iniciei a leitura destes já imaginava o que viria pela frente… sempre acreditei que as coisas não andam em nossa vida por duas razões. Uma porque aquela pode não ser a direção que poderá nos fazer bem; ou porque existe algo que precisa ser aprendido e resiginificado em nós antes mesmo de seguirmos. No meu humilde entendimento, entendo que a “purificação” seja algo muito especial e simples, que muitos de nós almeja, mas que não nos parece tão fácil de se alcançar. Porque vejo tantos de nós seres humanos desenvolvendo sentimentos destrutivos, que fica quase impossível pensar na possibilidade da pureza em nossas atitudes, mas ela é possível! Parece que precisa passar muito tempo para percebermos o quanto aquilo nos faz mal. Ainda bem, que o sofrimento é realmente uma opção, confie porque ele pode passar. Confesso que já tive a oportunidade de fazer exercícios como este que nos trouxe, e realmente, funciona! Penso que levar os nossos dias acorrentados às magoas do passado pode nos privar a liberdade de viver com mais verdade o momento presente da nossa vida, que é tão importante para nossa evolução. Obrigada!

    Curtir

    1. Querida Rachel, gratidão por sua reflexão e testemunho de que estes exercícios simples funcionam! Alegra-me perceber que estamos no caminho. Que sejamos capazes de ter a Serenidade para aceitar o que não podemos mudar, Coragem para modificar as que podemos e Sabedoria para distinguir umas das outras. Abraço carinhoso e muita Luz!

      Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: